Blog

5 de fevereiro de 2024

PAPEIS E RESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS CASO MCDONALD´S.

Para entender o que significa numa empresa, descrever e aplicar os papéis e responsabilidades em seu ambiente corporativo interno, é preciso entender os princípios da governança corporativa.

É necessário de forma preliminar fazer a sensibilização de todos os stakeholders da empresa, no que se refere a Missão, Visão, seus Valores e Ética.

A ética embasa os cinco princípios de governança corporativa, como integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade.

Farei uma analogia dos princípios de governança corporativa, com uma empresa que começou com uma loja em São Bernardino, na Califórnia, em 1956, e hoje é a maior rede fast food do mundo, com ações em bolsas de valores nos EUA. Trata-se da McDonald´s Corporation, com sede em Des Plaines, Chicago.

GOVERNANÇA CORPORATIVA –PRINCÍPIOS

1-Integridade: Praticar e promover o contínuo aprimoramento da cultura ética na organização. Decisões sem conflito de interesses. Coerência entre discurso e a prática. Lealdade à organização, zelo com a sociedade e meio ambiente.

A McDonald´s envolve todos os seus funcionários, parceiros, acionistas e consumidores, na ética do seu relacionamento com o mercado, sem conflitos de interesses, mantendo coerência no seu discurso e prática. Patrocina eventos envolvendo seus stakeholders, na prática do bem estar social, como por exemplo a campanha do McDia Feliz, que arrecada fundos para o hospital do câncer infantil, mantido pela Fundação Ronald McDonald´s, ao reverter toda a venda do sanduíche BigMac, em prol do hospital infantil, em determinado dia de cada ano.

2 -Transparência: Disponibilizar para as partes interessadas acesso rápido e seguro às informações relevantes sobre fatos, atos e negócios jurídicos realizados pela organização.

A política da McDonald´s é de transparência em todas as suas operações, abrindo suas lojas para visitação pública às suas cozinhas, no preparo de alimentos, com palestras sobre todas as suas operações. Os candidatos a uma de suas franquias, tem acesso aos dados financeiros e operacionais do negócio, permitindo uma análise clara de seus resultados e retorno de investimentos, em novas lojas.

3 -Equidade: Tratamento e relação igualitária entre empresa e seus stakeholders, com relação aos seus direitos e deveres. Garantia de que nenhuma parte interessada seja tratada com privilégios e que não ocorram práticas e políticas discriminatórias.

A McDonald´s mantem toda a cadeia de suprimentos e logística sob seu total controle, através de participação societária majoritária de 60% em todos os seus fornecedores de pães, carnes de hamburguer, frango e peixe, mix de shake e sundae, batatas, cebola, molhos, embalagens diversas, sucos, sobremesas como tortas de maça, enfim tudo destinado ao seu negócio, é produzido por ela e seus parceiros.

A McDonald´s tem a maior logística de entregas do mundo, que abastecem suas mais de 3.500 lojas, através de sua transportadora Martin Brower.

A McDonald´s também produz seus equipamentos através de empresas como Taylor Freezer, com máquinas de sundae e shake, a Prince Castle, com tostadeiras, fritadeiras, chapas de hamburguer, dispensadores de molhos, espátulas, etc.

Com isso, abastece também seus concorrentes no fast food, onde também fatura com suas vendas.

O único equipamento terceirizado das lojas, é a máquina de Post Mix da Coca-Cola, sua maior parceira no mundo, de refrigerantes, desde 1956.

Com esse tipo de prática, beneficia vários pequenos empresários, que lhe prestam fidelidade, compromisso, ética e valores comuns, em benefício a todos os stakeholders.

As lojas McDonald´s empregam pessoas da comunidade onde está inserida, garantindo emprego a todos, independente de raça, cor ou identidade de gênero.

4-Responsabilização: Desempenhar suas funções com diligência, independência e com vistas à geração de valor sustentável no longo prazo, assumindo a responsabilidade pelas consequências de seus atos e omissões. Controle, fiscalização, responsabilização, compromisso, proatividade, utilização das melhores práticas contábeis e de auditoria.

A McDonald´s mantém suas franquias com o mesmo rigor das melhores práticas contábeis e de auditorias, proporcionando transparência aos seus negócios, acompanhando as lojas com supervisão permanente, treinamentos periódicos garantindo a todos os colaboradores chances iguais de ascender na carreira e garantindo aos franqueados o mesmo padrão de operações em qualquer lugar do mundo.

5-Sustentabilidade: Zelar pela viabilidade econômico-financeira da organização, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e operações, e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, natural, reputacional), no curto, médio e longo prazos.

A sustentabilidade dos negócios de franquias fast food da McDonald´s, é garantida pela experiência da rede, com uma cadeia de suprimentos e logística sob seu total controle, garantindo preço, qualidade e segurança dos estoques, em qualquer época do ano.

Sua missão é Atender o Cliente com Serviço, Qualidade e Limpeza por um Preço Justo.

Últimas notícias

Agende sua REUNIÃO e conheça nossas soluções.