Cases

Cases

Projetos com foco em inovação e crescimento empresarial

Nosso projetos tem foco em oferecer soluções em inovação e empreendedorismo para impulsionar o desenvolvimento e a competitividade do seu negócio. Nossa equipe especializada utiliza práticas inovadoras para otimizar processos financeiros, garantir conformidade legal e identificar oportunidades de crescimento sustentável. Com uma abordagem estratégica, ajudamos sua empresa a alcançar novos patamares de eficiência e sucesso, fortalecendo a base para um futuro próspero e inovador.

fev de 2017 - até o momento

Usina de Separação de Sólidos e Processamento de Resíduos Orgânicos

Usina híbrida composta de usina solar de 1 mw de potência, no complexo da usina de resíduos. No processo de resíduos orgânicos, geraria gás metano para movimentação de geradores de energia eletrica e a areia preta, resultante da pirólise, serviria para produção de fertilizante ou brics para alimentação de altos fornos. Parceria Kyocera do Japão.

mar de 1986 - até o momento

Lojas de Conveniência AM/PM Mini-Market no Brasil

Através da extinta Cia Atlantic de Petróleo, eu e o Assessor da Presidência, Jorge Mesquita com equipe de 4 colaboradores, após estágio na sede da ARCO-Atlantic Richfield Company, trouxemos para o Brasil, o conceito de lojas de conveniência em postos de combustíveis, em 27/03/1987.

 

2017

Condomínio Solar - Uma opção em energia alternativa

Em 2017, em parceria com um Engenheiro Mecânico, com Mestrado em Energias Alternativas e a KYOCERA do Japão, desenvolvemos um projeto de Condomínio Solar, cujo objetivo era fornecer energia de fonte solar, por uma usina solar, fragmentada em setores, de acordo com a demanda do cliente empresarial ou residencial. Fizemos o projeto da usina, e criamos o software de controle de consumo, por unidade solar ou de conjunto. Por exemplo, o consumidor precisava de mil Kwatt/hora/mês para sua residência ou negócio. Em 2017, só dispúnhamos de painéis solares de 226 watts de potência. Faziamos o contrato para X painéis produzindo para atender sua necessidade, e ele tinha acesso pela Internet da produção diária e mensal dos painéis alocados a ele.

Não consegui registrar o projeto no INPI, apenas no CONFEA em Brasília. O INPI, não registra projetos, ideias, fórmulas ou software.

Sem esse registro, qualquer empresa que tivesse a mesma ideia, poderia implantar seu condomínio solar, bastando achar um terreno amplo, com boa insolação durante todo o ano, sem muitas chuvas, e o nordeste foi o melhor lugar que encontrei para fazer isso, pois raramente chove.

Desenvolvemos também, um projeto de energia solar para o programa Minha Casa Minha Vida da CEF, que foi pioneiro no Brasil. Instalamos painéis solares para fornecer energia suficiente para iluminação, Auma geladeira, uma televisão, um aparelho de som, ventilador e liquidificador, para cada residência do Conjunto Habitacional Jurema, em Bezerros/Pernambuco.

Antes usavam um painel solar para esquentar 200 litros de agua num tonel de aço em cima do telhado.
Esse projeto chamou tanto a atenção da KYOCERA do Japão, que enviou seu Presidente para as Américas, nos conhecer no Brasil.

Fato inédito, da cultura japonesa, que não faz esse tipo de visita, com apenas dois anos de contrato com um parceiro estrangeiro.

2017

Planilhas em Excel para apropriação de custos de produção

Em 2017, na qualidade de Consultor e Instrutor credenciado ao SEBRAE/PE, desenvolvi planilhas em Excel para apropriação de custos de produção de 23 indústrias cerâmicas, que não tinham recursos para investimento em ERP´s.

Era uma necessidade o custeio da produção de tijolos, para precificação dos produtos no mercado.
Sem isso, os preços eram arbitrados com base na concorrência que também não tinha noções de apropriação de custos de produtção, que era feito por estimativa.
Alguns tinham propriedade de lavras de argila, e como era de sua propriedade não consideravam essa argila como custo de produção. Parece piada, mas não é. A mesma coisa para os proprietários de florestas, cuja madeira era utilizada na alimentação dos fornos.

2016

Sistema Autônomo de Interface Bancário

Em 2016, criei um arcabouço de sistema autônomo de interface bancário, que permitiria a integração de todos os bancos e contas bancárias, através de um único número, sem precisar ter conta corrente em vários bancos, tudo operado na rede de internet. Com uma única conta de um único banco, seria possível por exemplo pelo CPF, a transferência de valores para outras contas, pagamentos, recebimentos e financiamentos, sem precisar ter contas em outros bancos e sem precisar ir a uma agência bancária. Uma parte desse sistema, foi batizado pelo BACEN de PIX.

A forma como esse sistema foi adotado pelo BACEN, é outra história para ser contada em livro.
Nosso INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial, na época não reconhecia ou registrava fórmulas, equações, ideias ou softwares, muito menos patentes de projetos de sistemas.

mai de 2014 - nov de 2014

Influencia dos Cursos de Gestão Empresarial do SEBRAE/PE na mudança da Gestão Organizacional das Empresas participantes

Dissertação de Mestrado, com objetivo de definir a influência dos cursos de gestão empresarial promovidos pelo SEBRAE/PE, na mudança da gestão organizacional das empresas, que participavam desses treinamentos na sede do SEBRAE.
Foram ouvidas 53 empresas, que tiveram essa experiência, e os resultados confirmaram o que o SEBRAE já desconfiava, o que permitiu a adequação de muitos desses cursos e treinamentos.
A cópia dessa dissertação se encontra na biblioteca do SEBRAE/PE e está disponível na Internet.

jun de 2006 - set de 2006

Arcabouço de sistema único de identificação cidadão, para o Governo Federal do Suriname

Em 2006, elaborei o arcabouço do primeiro sistema de identificação cidadâo no Brasil, permitindoa identificação e controle de todos os cidadãos de forma virtual, com uso primeiramente de cartão com chips, e posteriormente chip implantado. O sistema seria único, permitindo o controle do cidadão desde o nascimento, com registro de nascimento, saúde, educação, emprego e renda, bens móveis e imóveis, casamento e filhos, enfim, toda sua vida.
Com a inviabilidade do governo brasileiro investir no programa, foi feito contrato de implantação piloto, para o Governo Federal do Suriname, antes da queda do governo em 2007, o que também inviabilizou sua continuidade.

1991

Lojas TOTALINE

Em 1991, fui contratado pela UTC-United Technologies Carrier, para desenvolver a rede de lojas TOTALINE, para comercialização de peças para maquinas de refrigeração comercial, residencial e industrial, após estágio e treinamento na sede da empresa em Syracuse/N/USA, Toronto/Ontário/Canada e Monterrey/México. A primeira loja foi aberta em 1992 na Cidade de Campinas/SP.

Para operacionalização da primeira loja, foi necessário desenvolver um sistema de automação de varejo de peças e equipamentos de refrigeração, ainda inexistente no Brasil.

1989

Lojas de Conveniência STAR-SHOP/TEXACO

Em 1989, desenvolvi o mercado das primeiras lojas de conveniência da TEXACO, as Lojas STAR-SHOP. Desenvolvi o primeiro arcabouço do Sistema de Automação de Varejo do mercado, para microcomputadores nas lojas, controlados por um servidor na sede da empresa. Aliás, a Diretoria me deu um ano, para ter um sistema efetivo, que controlasse as vendas das lojas sob sistema de franquia, ou minha continuidade na empresa estaria comprometida.

Estudei Análise de Sistemas COBOL e FORTRAN, em mainframes da IBM, e em 1989 para microinformática só tinhamos o Delphi da Borland, e depois o C# da Microsoft. Não sabia nada desses sistemas.

Na época, as vendas de combustíveis nos postos revendedores, eram controladas por computadores de grande porte, conhecidos como mainframes da IBM ou BURROUGHS(atual UNISYS). Através de uma parceria com a empresa Control Ware, de São Paulo, e seu Analista de Sistemas Carlos Elias,que tentava desenvolver algo parecido para o Grupo Pão de Açúcar, unimos esforços. Fui o responsãvel pela elaboração do arcabouço ou arquitetura do sistema, definindo conceitos e fórmulas, para apuração do Custo de Mercadoria Vendida-CMV,Giro de Estoques, Ponto de Pedido automático, Curva ABC de itens mais vendidos por quantidade, preço e margem, e outros relatórios derivados, com uso de computador na loja, e terminais ponto de venda, na epoca engajados como Sweda, NCR e Itaútec.

Havia aprendido administração de estoques e controle financeiro no gerenciamento de lojas McDonald´s. Posteriormente usaria o mesmo sistema, na minha volta a Cia Atlantic de Petróleo, nas Lojas de Conveniência AM/PM Mini-Market.

Agende sua REUNIÃO e conheça nossas soluções.